Secretaria de Juventude: Jovens do Centro de Juventude participam de Roda de Conversa sobre Saúde Mental

230
Secretaria de Juventude: Jovens do Centro de Juventude participam de Roda de Conversa sobre Saúde Mental
Secretaria de Juventude: Jovens do Centro de Juventude participam de Roda de Conversa sobre Saúde Mental

Secretaria de Juventude – Nesta quinta-feira, 28, aconteceu uma Roda de Conversa Online oferecido pelo Centro de Juventude do Distrito Federal, com o tema “Saúde Mental – Por Onde Começar? ”, conduzido pela Psicóloga Andréia Arruda e com a participação especial de Beto Cruz, Mestre em Ciência do Comportamento, Psicólogo e Especialista em Saúde Mental.

Na ocasião, Kedson Rocha, Secretário de Juventude do Distrito Federal, pontuou a importância de abordar esse tema nas rodas de conversa. “Falar sobre saúde mental é imprescindível porque é uma oportunidade gerada para desmistificar preconceitos que foram criados. Eu sou casado com uma psicóloga, e particularmente, sou fascinado pelo valor que essa profissão possui dentro da sociedade, e nesses 20 anos de trabalho com jovens, pude perceber o quanto a juventude precisa de ajuda para lidar com a sua saúde emocional e fico muito orgulhoso de estarmos promovendo esse espaço de fala. Aproveitem esse momento e contem conosco. A SEJUV está de portas abertas para recebe-los e ser um instrumento de promoção de dignidade para vocês, jovens”, finalizou.

O Deputado Delmasso, Vice-Presidente da Câmara Legislativa, também fez uma participação e compartilhou com os jovens a sua experiência em relação ao tema: “Conversar sobre saúde mental é extremamente importante. São ambientes como esse que podem ser um pontapé inicial na mudança na vida de alguém que esteja precisando de ajuda. Eu, por exemplo, em um dado momento muito difícil da minha vida tive depressão e a minha visão sobre buscar ajuda profissional era distorcida, mas, diante de toda aquela situação eu decidi passar por cima do meu preconceito, buscar ajuda profissional e após todo esse processo eu consegui dar a volta por cima. Pensando nisso, eu apresentei um projeto de lei, que foi aprovado, onde criamos a Semana de Combate a Síndrome do Pensamento Acelerado (Lei 6704/2020) com o intuito de dar mais espaços de fala para essa temática tão importante da saúde mental”, concluiu.

Durante a roda, o Mestre Beto Cruz dividiu com os participantes um pouco do seu conhecimento e sua experiência. “A saúde mental precisa ser tratada de forma individual. Cada pessoa tem uma circunstância social e familiar, por exemplo, e por trás do seu estado emocional, a tratativa deve ser conforme cada caso, cada particularidade”, pontuou.

Foi compartilhado ainda com os participantes da roda, o premiado curta metragem Vida Maria de Márcio Ramos, que conta a história de Maria José e a repetição de padrões de uma família do Sertão Nordestino. Na oportunidade, Beto indagou aos jovens sobre as percepções dos mesmos com a realidade do curta abrindo espaço para que pudessem dividir com todos as suas opiniões e experiências.

Na íntegra