Projeto de Delmasso estabelece diretrizes para atuação das Comunidades Terapêuticas

302

A proposta estabelece as comunidades como política permanente e garante direitos e deveres às instituições

O deputado Delmasso (Republicanos), vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, protocolou um projeto de lei que regulamenta e estabelece diretrizes para o funcionamento das Comunidades Terapêuticas no Distrito Federal. O projeto visa implantar a Política de Diretrizes de Atuação e Acolhimento de Dependentes Químicos.

As Comunidades Terapêuticas são residências transitórias que garantem o cuidado de qualidade aos usuários e dependentes de substâncias psicoativas. “O trabalho de resgate social que essas casas realizam é incomparável. Devolvem o cidadão restabelecido à sociedade e entregam às famílias o ente querido com uma nova vida”, defende o parlamentar.  

O projeto de Delmasso garante como política distrital permanente os cuidados prestados pelas Comunidades. Com isso, ficam estabelecidos todos os detalhes para o funcionamento das instituições, assim como as formas de financiamento público para a manutenção dos serviços gratuitos das casas.

Diante do caos causado pelas substâncias que causam dependência, o projeto de Delmasso traz alento para famílias que se desintegram por conta de um membro dependente. “Com o serviço de acolhimento gratuito e voluntário, fornecendo atendimento humanizado e amplamente divulgado, as famílias terão fácil acesso e segurança em deixar um familiar que precisa de ajuda terapêutica”, explica Delmasso.