Secretaria de Educação responde ao Gabinete itinerante de Delmasso

0
317

Projeto que consiste em visitar a população consegue as melhorias que os moradores precisam

Criado no começo de 2016, o Gabinete Itinerante consiste em ouvir a população do Distrito Federal, de casa em casa, e visita também os comércios. Em dois anos, o deputado Delmasso (Podemos) e sua equipe ouviram 26.848 pessoas, de várias cidades do DF. No Guará, uma das prioridades apresentadas é a melhoria na educação.

Mais do que ouvir, o Gabinete Itinerante consiste em responder. Na última quarta-feira (3/1) a Secretaria de Educação respondeu sobre as melhorias na educação do Guará. Segundo o secretário adjunto, Clovis Lucio da Fonseca, diversas providencias foram adotadas para a melhoria da educação infantil, ensinos fundamental e médio.

Educação infantil
Implementação do Projeto Alimentação, que promove a substituição dos utensílios de plástico, para servimento do lanche, por pratos, cumbucas e copos de vidros e talheres de inox. O projeto tem por objetivo fomentar a alimentação escolar como um momento educativo, por meio da realização do autosservimento das refeições, com a finalidade de promover a autonomia na e da criança e a prática de uma alimentação saudável.

Realização em 2017 da V Plenarinha de Educação Infantil -“Criança na natureza: por um crescimento sustentável” que teve por objetivo aproximar as crianças com a natureza, estimular o interesse do cuidado consciente, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.

Ensino Fundamental
Implantação da Organização Pedagógica dos Ciclos para as Aprendizagens, prevista no Plano Distrital de Educação (2015-2024), de modo a construir um educação integral pública e democrática, que possibilite a todos os estudantes uma formação crítica e emancipadora.

Realização de formações articuladas (SUBEB/EAPE/UnB) para professores.

Oferta e fortalecimento do Programa de Avanço das Aprendizagens Escolares – PAAE para os estudantes do Ensino Fundamental que se encontram em defasagem idade-ano de dois anos ou mais.

Oferta de Programas e Projetos com parceiros públicos e privados, que complementam o ensino regular, por meio de atividades diversificadas voltadas à formação integral dos estudantes.

Ensino Médio
Nas cinco unidades escolares de ensino médio (CEDs 1,2,3 e 4 do Guará e CED 1 da Estrutural), o número total de estudantes é de 3.027, divididos em 88 turmas, nos três turnos de ensino.

Buscando a melhoria na qualidade do ensino desses estudantes, a Secretaria de Estado de Educação, por meio da Subsecretaria de Educação Básica, executou as seguintes ações:

– Acompanhamento pedagógico realizado tanto pela Unidade Regional de Educação Básica (UNIEB), quanto pela Diretoria de Ensino Médio (DIEM);

– Formações com professores e coordenadores pedagógicos;

– Debates sobre estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação;

– Encontros para compartilhamento de experiências;

– Publicação de materiais pedagógicos orientadores, como as Diretrizes e o Guia Prático da Semestralidade…

Clique aqui e leia o Ofício 4339145 COMPLETO

DEIXE UMA RESPOSTA