Secretaria de Saúde responde Delmasso sobre falta de médicos no Hospital de Santa Maria

0
36
Foto: Brasília Fácil

Durante uma ação do Gabinete Itinerante em Santa Maria, os moradores pediram  a melhoria no atendimento do Hospital Regional e nos postos de saúde da cidade. O projeto Gabinete Itinerante liderado pelo deputado Delmasso (Podemos), consiste em ouvir as necessidades da população e enviar as solicitações aos órgãos responsáveis. Então, em nome do gabinete foi enviado o ofício 328/2017 à Secretaria de Saúde cobrando as providências.

Segundo a Secretaria de Saúde, a quantidade de médicos lotados no Hospital de Santa Maria é de 235, sendo 35 da Clínica Médica, 15 pediatras e o restante de outras especialidades. Em relação aos Centros de Saúde, há dois médicos lotados na Clínica Médica e dois pediatras.

A coordenadora da subsecretaria de Atenção Integral à Saúde Alexandra Moura afirmou que, desde o início de 2016, a Secretaria de Saúde vem priorizando a expansão e o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, através da Portaria 77 de 14/02/2017. A ideia central é fazer com que todas as unidades básicas do setor no DF funcionem com equipes da Estratégia Saúde da Família. As mudanças constituem um conjunto de ações que têm o objetivo de melhorar os mecanismos de prevenção e enfermidades.

A subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Martha Vieira, relatou que em janeiro de 2017, o território da Unidade Básica de Saúde 07 foi ampliado para atender todo residencial Santos Dumont, melhorando o acesso da população. Apesar da melhoria de cobertura no atendimento aos usuários, ainda é necessário a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na quadra 109, que já possui processo em andamento e tem previsão de construção. “Precisamos também de uma UBS no Porto Rico, sem previsão de construção no momento. Santa Maria possui 13 potenciais novas equipes de Estratégia de Saúde da Família, que em breve, com a contratação de novos médicos, serão constituídas”, concluiu Martha.

DEIXE UMA RESPOSTA