Epilepsia

A epilepsia é caracterizada por descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro que provocam movimentos involuntários, as chamadas convulsões. Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que existam 50 milhões de epiléticos no mundo, atingindo de 1 a 2% de toda a população. No Brasil são cerca de 4 milhões de pessoas, surgindo em maior frequência nas crianças e idosos. O fornecimento do canabidiol oferece mais chances de controle das crises em casos mais agudos, o que representa a melhora da qualidade de vida para muitos pacientes.

Delmasso realizou audiência pública e fórum para debater as melhorias na vida dos pacientes e suas famílias, atualmente 5% da população do Distrito Federal é portadora de epilepsia. Em 2016 foi aprovada a Lei n° 5625/2016 de autoria do deputado, que inclui o canabidiol na lista de medicamentos distribuídos gratuitamente na rede pública de saúde, garantindo o benefício que agora integra o Programa de Prevenção à Epilepsia e Assistência Integral às Pessoas com Epilepsia no Distrito Federal.

Com a iniciativa Danielle, esposa de Delmasso encontros são realizados com grupos de familiares de pessoas com epilepsia, como o Purple Day, Dia Roxo que é comemorado dia 26 de março e o dia 9 de setembro que é marcado pelo Dia Nacional e Latino Americano de Conscientização da Epilepsia. Com o intuito de compartilhar informações, experiências e confraternizarem oferecendo apoio e suporte para essas famílias. A ideia partiu da própria experiência e dificuldades que os pais viviam para cuidar da pequena Manu.