Ideias Para Mudar Brasília

Ideias

 

Ideias para Mudar Brasília

Cada deputado possui cerca de R$ 18 milhões em verbas, por ano, para, através de emendas, destinar para realização de melhorias no Distrito Federal. Pensando na melhor forma de usar o dinheiro em prol dos cidadãos, o deputado Delmasso criou o programa em que a própria população possa definir o que tem de mais importante a ser resolvido na sua cidade. “O que percebemos é que as cidades do DF estão precisando de melhorias quase que na totalidade dos serviços públicos. Temos a oportunidade de mudar a situação e não podemos sair destinando verbas sem saber a real necessidade. O programa foi a melhor forma encontrada para que a população seja realmente atendida e o dinheiro realmente bem utilizado”, pondera Delmasso.

Nesta primeira edição, as reuniões serão feitas em oito cidades que, após definição das prioridades, receberão de R$ 1,5  a 3 milhões em emendas para que o governo execute as obras. Desta vez, as cidades escolhidas foram: Sobradinho, Ceilândia, Santa Maria, Planaltina, Guará, Paranoá, Samambaia e Itapoã.

Como funciona:

O programa é simples. Os moradores são divididos em vários grupos. Cada membro deve escolher cinco prioridades da cidade. Feito isso, os membros conversam entre si e escolhem apenas as cinco principais necessidades para serem apresentadas por eles. Concluído a etapa, as cinco sugestões de cada grupo são reunidas e apresentadas a todos os participantes. A partir daí se dá o início de mais uma votação na qual são definidas as demandas mais importantes da região.

A recepção foi positiva. A ideia de deixar que a população decida o que é melhor para a região onde vive agradou. Para Stephan Bragatto, 38 anos, o programa é uma ótima forma de interação com a população. “O evento foi muito bom. Inclusive quero deixar claro que a forma como foi conduzida a reunião, onde todos tiveram a oportunidade de votar e escolher, é uma excelente forma de dar voz para que a população expresse o que deseja que o poder público faça”, observou com empolgação.

Veja as cidades que o Ideias já passou e as emendas que foram escolhidas:

Sobradinho;
Ceilândia;
Guará;
Paranoá;
Samambaia;
– Itapoã;
– Planaltina;