Lei de Delmasso cria campanha contra dependência digital

1233

Cerca de 4% da população brasileira sofre hoje com a dependência digital

Nesta quarta-feira (12), foi sancionada a Lei n.º 6.850/2021 de autoria do deputado Delmasso (Republicanos), vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, que institui a campanha permanente de orientação, conscientização e combate  à nomofobia. O termo nomofobia é uma expressão nova para descrever o medo de uma pessoa ficar sem contato com outras, pelo celular. 

Segundo o parlamentar, cerca de 4% da população brasileira sofre com a dependência digital. Uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo, que possui um grupo de apoio para pessoas que não conseguem se desconectar, aponta que no Brasil existem oito milhões de pessoas viciadas em internet. 

O objetivo da proposta é criar campanhas para conscientizar a população sobre os riscos do uso constante de aparelhos eletrônicos, além de combater os perigos que a dependência causa. O assunto precisa ser pauta de conversas familiares e médicas para evitar problemas psicológicos e sociais. 

“Esse termo não foi reconhecido pela comunidade médica. Mas tem sido utilizado e estudado desde 2008 para descrever o comportamento de dependência e sentimento de angústia e de ansiedade que algumas pessoas demonstram quando não têm um aparelho celular ou qualquer outro meio tecnológico por perto”, disse Delmasso.