CLDF vai ao Guará debater a situação do Parque Ecológico Ezechias Heringer

367

Nesta sexta-feita (4) o deputado Delmasso (PTN) promoverá audiência pública com a presença população e órgãos de direito, para discutir os rumos da desocupação da nova poligonal do Parque Ecológico Ezechias Heringer e a sua efetiva implantação. O evento será no auditório da administração do Guará, às 19h.

Atualmente 75 chacareiros e suas famílias ocupam área de preservação ambiental no Parque. O impasse entre moradores da cidade e chacareiros já dura vários anos. De um lado, o pedido de desocupação para a implantação plena da área de lazer e preservação ambiental. E do outro, a resistência das famílias que aguardam o cumprimento legal das etapas de remoção, indenização, escolha de novo local para moradia e instalação, previstos na Lei Complementar 827/2010, especialmente no artigo 37: “As populações residentes em unidades de conservação, nas quais sua permanência não seja permitida, serão indenizadas ou compensadas pelas benfeitorias existentes e devidamente realocadas pelo Poder Público em local e condições acordados entre as partes”, para que então possam desocupar as terras.

Algumas reuniões já foram realizadas na Câmara Legislativa do DF sob a liderança do deputado Delmasso com o propósito de alcançar o consenso entre moradores e chacareiros. No entanto, durante o último encontro, em Audiência Pública realizada na Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo – CDESCTMAT foi acordado entre todos os participantes, a realização de uma reunião nos mesmos moldes, na cidade do Guará, para que toda a população pudesse debater e participar na decisão sobre o futuro do Parque.