Famílias do Guará realizam sonho da casa própria

2664
Foto: Rogério Lopes

Foram entregues alvarás para a construção de 405 casas

Após 21 anos de espera, a presidente da Associação de Moradores das Ocupações Históricas das QS 38 e 40 e Inquilinos do Guará, Teresa Dias (54), recebeu o alvará para a construção da tão sonhada casa própria, em um terreno na QE 56, do Guará. A entrega foi neste sábado (3), às 10h30, no Salão de Múltiplas Funções do CAVE. Desde 1996, a comunidade esperava pelas licenças. Foram entregues 405 lotes na quadra. “A ficha ainda não caiu. Deus me deu forças para lutar por esta área. Finalmente, estou conseguindo realizar meu sonho. É uma emoção muito grande. Estou muito feliz!”, comemora.

Teresa, mãe de três filhos, contou que o apoio do deputado Delmasso (PTN) foi fundamental nessa conquista. “Eu fui na Câmara Legislativa pedir ajuda ao deputado e ele batalhou muito por nós. Ele pegou esse projeto como se fosse um filho”, disse emocionada. Delmasso foi relator do PLC 33/2015, apresentado pelo Executivo, que permite a regularização da área conhecida como expansão do Guará. O projeto de Lei mudava os parâmetros urbanísticos e dava as condições legais para a regularização das novas quadras do Guará. “Hoje o sonho da casa própria se torna realidade. A população já pode construir suas casas, afirmou o parlamentar”.

Os terrenos foram cedidos pelo governo na gestão passada, mas por falta de critérios urbanísticos, não era possível construir neles, nem vendê-los. Em janeiro deste ano, o governador sancionou a lei complementar que define os parâmetros de uso e ocupação do solo na área, o que permitiu a elaboração dos critérios urbanísticos e a emissão dos alvarás. A ação de hoje beneficiou 14 grupos de associações cadastradas na Companhia Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

Estiveram presentes na entrega: o deputado distrital Delmasso, o governador de Brasília Rodrigo Rollemberg, o presidente da Codhab Gilson Paranhos, o administrador do Guará André Brandão, a representante do Movimento Habitacional do Guará, Teresa Dias, o presidente da NovaCap Júlio Menegotto e o presidente da TerraCap Júlio César.