A Secretaria de Saúde do DF é a única do país que tem um protocolo específico de atendimento às pessoas com epilepsia
Hoje celebramos o Purple Day, Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. O dia roxo é um esforço internacional dedicado a aumentar a consciência sobre a epilepsia, que foi criado por uma criança de nove anos de idade, Cassidy Megan, de Nova Escócia, Canadá, junto com a associação de epilepsia da cidade.
Uma das pessoas que fazem parte desta luta é o presidente da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia, da Unale, deputado Delmasso (PRB). O distrital discursou nesta terça-feira (26), no Plenário da Câmara Legislativa, sobre as conquistas das pessoas com epilepsia no Distrito Federal.
Tivemos muitas vitórias para as famílias de pessoas com epilepsia, a primeira foi a aprovação da Lei nº 5625/2016, de autoria do deputado Delmasso, que cria o programa de assistência integral à pessoa com epilepsia, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A Lei garante a inclusão de medicamentos de alto custo, um deles é o canabidiol, que ajuda na redução das crises.
Delmasso explicou que é obrigação do Estado financiar a compra do canabidiol e entregar para as pessoas com epilepsia. “A Secretaria de Saúde do DF é a única do país que tem um protocolo específico de atendimento para as pessoas com epilepsia”, comemorou o distrital.
A pedido da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia do DF, o Congresso Nacional, a Câmara Legislativa, o Tribunal de Contas e o Palácio do Buriti estão iluminados de roxo, dando destaque à luta das famílias de pessoas com epilepsia.