Unale realiza seminário sobre promoção e defesa da cidadania na CLDF

591
Foto: Rogério Lopes

O evento teve a presença de ministros de Estado

Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), violência contra a mulher, prevenção ao suicídio e automutilação foram os temas do 1º Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), nesta segunda-feira (6), no auditório da Câmara Legislativa. O evento teve a presença de dois ministros de Estado.

O vice-presidente da Unale, deputado Delmasso (PRB), comemorou a sanção da Lei 13.819/2019 que institui a política nacional de prevenção da automutilação e do suicídio. A Lei determina que hospitais e escolas passem a notificar casos de automutilação e tentativas de suicídio.

“Essa Lei é um avanço! Hoje, para muitos jovens uma mensagem de WhatsApp vale mais que a orientação dos pais. Precisamos de uma política de fortalecimento da família”, disse Delmasso.

A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, informou que há registro de suicídio de crianças com apenas seis anos de idade. “Muitas crianças e jovens estão cortando os seus corpos. A nossa motivação é salvar vidas. Vamos colocar essa Lei em prática. Temos que quebrar o tabu e falar sobre isso”, afirmou.

Segundo o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, o suicídio é a quarta maior causa de morte no Brasil, são 11 mil casos por ano. “No Distrito Federal, 215 pessoas tentaram o suicídio em janeiro e fevereiro deste ano. Os adolescentes são as maiores vítimas, muitos acham que a vida não tem mais solução”, relatou.

Combate à violência contra a mulher e notificação dos casos de tentativa de suicídio

O deputado Delmasso é autor da Lei 6.292/2019 que institui a Política Distrital para o Sistema Integrado de Informações de Violência Contra a Mulher (Observa Mulher-DF). E também é autor do projeto de Lei 1641/2017 que cria a Notificação Compulsória dos casos de tentativa de suicídio, atendidos na rede de saúde pública e privada do Distrito Federal.