Incentivo ao esporte para população acima de 50 anos é projeto de Delmasso

953

Socialização por meio de atividades físicas e lazer

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos), criou o projeto de Lei 632/2019 que estabelece a Política Distrital Vida Ativa, para a socialização da população acima de 50 anos por meio de atividades físicas e lazer. A proposta tem o objetivo de desenvolver ações, programas e atividades voltadas para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população.

Delmasso afirmou que a atividade física regular é uma das mais importantes formas de se assegurar que as pessoas cheguem à terceira idade com saúde física e mental. “O exercício físico é responsável por melhores condições de vida, reduzindo a ocorrência de hipertensão arterial, diabetes, artrite, dentre outras doenças”, explicou.

A Política Distrital Vida Ativa incentivará a criação de políticas, programas e projetos de esporte e atividades físicas e a realização de eventos esportivos que proporcionem a melhoria da qualidade de vida das pessoas. As atividades serão desenvolvidas nas praças, nos ginásios de Igrejas, clubes, escolas e outras instituições que os disponibilizem.

As doenças crônicas não transmissíveis atualmente afetam boa parte da população idosa. De acordo com pesquisas promovidas pelo Ministério da Saúde, 25,1% dos idosos têm diabetes, 18,7% são obesos, 57,1% têm hipertensão e 66,8% têm excesso de peso. Também são responsáveis por mais de 70% das mortes do país.