Segurança para as famílias do Distrito Federal
Com o rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro, na região Metropolitana de Belo Horizonte, o número de mortos chegou a 249, de acordo com a Defesa Civil. Para evitar tragédias como essa, o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos), criou o projeto de Lei 630/2019 que estabelece o Plano Distrital de Proteção e Defesa Civil para Desastres Hídricos.
Delmasso afirmou que a proposta ajudará a proteger as bacias hidrográficas através de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas. “Temos que garantir a segurança das famílias do Distrito Federal, com medidas de monitoramento, alerta e alarme de desastres”, explicou.
O Plano Distrital vai trabalhar com o desenvolvimento de atividades conjuntas de educação, de desenvolvimento de capacidades, de comunicação e mobilização social entre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. O projeto também vai priorizar as populações vulneráveis que estiverem em áreas de maior exposição aos riscos de desastres.