Projeto de Delmasso cria Fundo Emergencial de Saúde para prevenção ao coronavírus

352
Foto- Rogério Lopes

Auxílio humanitário à população afetada e ações urgentes para controlar o surto

O Distrito Federal tem 108 casos confirmados de coronavírus (COVID-19), segundo a Secretaria de Saúde. Para ajudar na prevenção da doença e auxiliar a população afetada, o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos), criou um projeto de Lei que institui o Fundo Emergencial de Saúde. A proposta será vinculada à Secretaria de Saúde e votada na próxima quarta-feira (25).

Segundo Delmasso, as providências precisam ser tomadas com a máxima urgência, tanto no sentido de conter, quanto no de cuidar dos infectados. “O Fundo receberá recursos emergenciais da União, de créditos adicionais especiais e extraordinários, e doações de pessoas físicas e jurídicas, destinados a ações urgentes para controlar o surto, e também fornecer auxílio humanitário à população afetada pelo coronavírus”, explicou.

Serão despesas do Fundo: a expansão de leitos de UTI à disposição do Sistema Único de Saúde, a locação de equipamento de Terapia Intensiva e a distribuição nas dependências das Unidades de Saúde e no Transporte Coletivo de álcool em gel. O projeto também terá um programa emergencial de transferência de renda e distribuição de cestas básicas para os profissionais autônomos prejudicados pela quarentena.