Folha do Planalto – O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Distrito Federal, os casos de suicídios caíram 15% em 2019, mas as tentativas cresceram 22%. O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos-DF) é o autor de três Projetos de Lei que tratam da prevenção ao suicídio no DF.
Uma das propostas cria a Política de Educação Digital nas Escolas, a Cidadania Digital. O Projeto de Lei 579/2020 tem o objetivo de implementar uma tecnologia educacional que garanta a filtragem adequada da internet, ajudando no combate ao suicídio.
O distrital também é autor do Projeto de Lei 1641/2017 que estabelece a Notificação Compulsória dos casos de tentativa de suicídio, atendidos na rede de saúde, pública ou privada. A proposta é criar uma forma de registro de todos os casos que passarem por qualquer estabelecimento de saúde do DF.
Outro projeto de Delmasso trata do estímulo a ações de combate a jogos, brincadeiras, ou eventos que induzam os jovens às mutilações corporais e até o suicídio. O objetivo do PL 1405/2020 é auxiliar a comunidade escolar, pais, familiares e responsáveis, a identificarem comportamentos estranhos e conscientizarem os adolescentes sobre as consequências desses atos, que podem ser fatais.
Em setembro do ano passado, Delmasso e sua equipe promoveram uma ação na rodoviária do Plano Piloto, para entregar flyers e orientar a população no combate ao suicídio: “Em 2019 eu e a minha equipe fomos às ruas para ajudar na prevenção ao suicídio e automutilação no DF, e também para orientar a como agir nesses casos. Conversamos com as pessoas e ouvimos muitos relatos, precisamos cuidar dos nossos jovens, não podemos ficar parados.