Correio Braziliense: Brasília ganha plano de estímulo ao desenvolvimento de “cidade inteligente”

386
Correio Braziliense: Brasília ganha plano de estímulo ao desenvolvimento de "cidade inteligente"
Correio Braziliense: Brasília ganha plano de estímulo ao desenvolvimento de "cidade inteligente"

Correio Braziliense – De olho no conceito de cidade inteligente, foi sancionada nesta sexta-feira, (2/10), a Lei nº 6.692, que estabelece o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI). De autoria do deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), o texto prevê medidas e projetos para estímulo ao desenvolvimento científico, pesquisa, inovação e economia criativa. A lei foi assinada pelo governador, Ibaneis Rocha (MDB), e publicada no Diário Oficial do DF.

Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) é uma infraestrutura pela qual diferentes tipos de dispositivos se comunicam entre si ou com outras máquinas para trocar informações. A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só. Na prática, significa uma janela para o desenvolvimento de carros autônomos, casas automatizadas, sistemas de reaproveitamento de água e ciclovias inteligentes, por exemplo.

O plano do Distrito Federal cita a capacitação profissional relacionada ao desenvolvimento de aplicações de IoT e a geração de empregos na economia digital. O texto prevê ainda a parceria entre os setores público e privado para a implementação da tecnologia das coisas no DF.

Na íntegra