A campanha “Unidos pela Vacina” articula a parceria de empresas e organizações da sociedade civil de diversos com as três esferas de governo
Jornal de Brasília – A Comissão Especial da Vacina da Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou nesta quinta-feira (18) uma reunião extraordinária remota com a apresentação da campanha “Unidos pela Vacina”, coordenada pelo Grupo Mulheres do Brasil. Danielle Hollanda, Ligia Pinto, Ana Laura Mazzei e Raíssa Rossiter representaram o Grupo, que reúne 80 mil mulheres em todo o País.
Ligia Pinto explicou o trabalho desenvolvido pelo grupo, que é liderado por Luiza Helena Trajano, da rede varejista Magalu. O Grupo atua em vários campos e causas que têm a mulher como objeto ou colocando a perspectiva da mulher em assuntos diversos, buscando potencializar a voz feminina.
A campanha “Unidos pela Vacina” articula a parceria de empresas e organizações da sociedade civil de diversos com as três esferas de governo, buscando fortalecer a estratégia da vacinação. A meta da campanha é tornar viável vacinar todos os brasileiros até setembro deste ano. Ligia destacou que o movimento é suprapartidário e sem nenhum interesse comercial de nenhuma das empresas envolvidas. Na prática, o grupo recebe as demandas de prefeituras, governos estaduais ou órgão federais e busca entre seus parceiros oferecer o apoio sem custo. Já atuaram, por exemplo, como a disponibilização de caminhões refrigerados para o transporte de vacinas. A Comissão Especial intermediou a articulação do grupo com o GDF. Por sugestão do presidente da Comissão, deputado Fábio Felix (Psol), o subsecretário de Atenção Integral à Saúde do GDF, Alexandre Garcia, se comprometeu a apresentar demandas e necessidades dos pontos de vacinação, como tendas e mobiliário.
O subsecretário também fez um breve balanço da situação da vacinação no DF. Segundo ele, 258 mil doses de vacinas foram entregues até hoje, sendo que nem tudo pode ser utilizado pois uma parte precisa ficar reservada para a segunda dose. Ele explicou ainda que um comitê técnico define os grupos prioritários de vacinação, de acordo com as quantidades de doses disponíveis, com preferência para os idosos, por causa da alta taxa de mortalidade, e parte dos profissionais de saúde.
Alexandre Garcia disse ainda que o Plano de Vacinação do DF prevê a estruturação dos pontos de vacinação a partir da disponibilidade de doses de vacina. De acordo com o subsecretário, o DF conta com capacidade para aplicar 200 mil doses de vacina por dia.
Unale
O deputado Delmasso (Republicanos) convidou o grupo para apresentar seu trabalho aos representantes dos deputados estaduais da União dos Legislativos Estaduais (Unale) e se colocou à disposição para fortalecer a articulação com as assembleias legislativas brasileiras. Delmasso informou que é presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação da Unale.