Gazeta do Povo: Deputado pede que MPF investigue “brincadeira” com simbologia satânica no TikTok

539
Gazeta do Povo: Deputado pede que MPF investigue “brincadeira” com simbologia satânica no TikTok
Gazeta do Povo: Deputado pede que MPF investigue “brincadeira” com simbologia satânica no TikTok

Gazeta do Povo – O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), da Câmara Legislativa do Distrito Federal, protocolou no Ministério Público Federal (MPF) um pedido de apuração e responsabilização do influenciador que publicou vídeos com teor infantil na rede social TikTok nos quais faz menção a uma “brincadeira” com simbologia satânica e ao crime de furto. No documento, que foi enviado ao MPF na quarta-feira (17), o parlamentar pede que seja apurada a “suposta prática criminosa de perturbação de menores e de incitação à prática de furto”. Além disso, solicita a retirada imediata do perfil nas redes sociais.

“Indiscutível que esses vídeos no mínimo causam um desconforto, medo, terror e que possuem mensagens que induzem menores à prática de infração penal, o que configura crime, segundo o nosso ordenamento jurídico penal”, cita o deputado.

Com a repercussão dos vídeos, houve diversas manifestações contrárias ao conteúdo, principalmente pela veiculação no TikTok, rede que possui grande parte de seu público formada por crianças e adolescentes. De acordo com o jornal New York Times, um terço dos usuários do aplicativo nos Estados Unidos pode ter 14 anos ou menos. Oficialmente, a idade mínima para cadastrar-se na rede social é 13 anos, porém não é solicitado nenhum tipo de comprovação de faixa etária e, na prática, qualquer um pode cadastrar-se informando uma data de nascimento inverídica.

Na terça-feira (16), o deputado estadual André Fernandes, da Assembleia Legislativa do Ceará, também declarou que iria protocolar no MPF pedido de prisão para o influenciador. Nesta semana, um grupo de pais de Brasília também fez uma denúncia à Polícia Civil do Distrito Federal pedindo que o caso fosse investigado.
Fonte