Jornal do Guará: Moradores debatem regularização dos imóveis do Polo de Moda

495
Jornal do Guará: Moradores debatem regularização dos imóveis do Polo de Moda
Jornal do Guará: Moradores debatem regularização dos imóveis do Polo de Moda

Criado há duas décadas para atender os segmentos de confecção e vestuário, hoje a realidade do Polo de Moda é outra, uma vez que abriga unidades habitacionais.

Jornal do Guará – A regularização dos imóveis e a urbanização do Polo de Moda do Guará II foram debatidos em audiência pública da Câmara Legislativa na noite desta quarta-feira (28 de abril). Mediado pelo deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), morador do Guará, o encontro foi transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo canal da Casa no Youtube, com participação pelo e-democracia.
Criado há duas décadas para atender os segmentos de confecção e vestuário, hoje a realidade do Polo de Moda é outra, uma vez que abriga unidades habitacionais, conforme contextualizou Delmasso. “Em quase todos os lotes, embaixo tem o comércio e em cima, as moradias, com quitinetes e apartamentos de um ou dois quartos”, descreveu. Diante desse cenário, ele entende ser necessário promover a regularização das unidades habitacionais consolidadas a fim de colocar um freio no desenvolvimento desordenado do local.
O parlamentar enumerou os problemas enfrentados pelos moradores da região, como trânsito, falta de estacionamento e ausência de coleta de lixo adequada. Ele sugeriu a recategorização das vias públicas e a urbanização da área, com instalação de calçadas e papa-lixos. “Precisamos de um projeto de recategorização para o polo de moda”, afirmou, ao descartar a hipótese de remoção dos
moradores para outro lugar.
Na avaliação da subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh), Janaína Domingos Vieira, as edificações são passíveis de regularização. Ela esclareceu que os usos definidos na Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) permite o uso residencial e comercial nos lotes da região.

Leia matéria completa

Fonte: Jornal do Guará edição 1035 de 1 a 7 de maio de 2021 página 6