Tribuna do Norte – Foi confirmado ontem (29), pelo presidente da CBDU, Luciano Cabral e pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que Brasília será a cidade sede dos Jogos Universitários Brasileiros; o JUBs. A competição, marcada para acontecer entre os dias 5 e 17 de outubro, estima reunir aproximadamente 4,5 mil estudantes atletas de 500 Instituições de Ensino Superior do país, além de 2 mil oficiais, técnicos e árbitros.
A última vez que Brasília sediou a principal competição universitária do calendário da CBDU foi em 2006; quando ainda era chamada de Olimpíadas Universitárias JUBs. Desta vez, os jogos serão realizados em duas praças: Pavilhão do Parque e no Sesi de Taguatinga. Luciano Cabral, presidente da CBDU, afirma que a Capital Federal é uma das melhores cidades para receber esse tipo de evento: “A rede hoteleira está concentrada, as vias são largas, não há dificuldade de fluxo e as instalações são perfeitas”, destaca.
Gizelle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal, destaca a importância do evento para a capital: “Brasília está ganhando um presente. Os jogos vão aquecer a economia local, os hotéis estarão abastecidos e o setor de alimentação, também. Além disso, acreditamos muito nos universitários, nossos ídolos do esporte. Se as nossas crianças virem esses exemplos, vão se inspirar”.
Ao todo, a competição é composta por 14 modalidades esportivas – atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, xadrez, uma acadêmica; de apresentação de trabalhos científicos, e 4 do para-desporto: atletismo, badminton, tênis de mesa e natação.
Presidente da Frente Parlamentar de Esporte e vice-presidente da comissão de Esporte na Câmara dos Deputados, o Deputado Júlio Cesar Ribeiro lembra que a definição de Brasília como sede, é fruto de um trabalho integrado com os deputados Rodrigo Delmasso e Celina Leão, além do presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Bittar. “Sem dúvidas a realização da próxima
edição dos Jogos Universitários Brasileiros aqui no DF, vai trazer muitos benefícios para a nossa cidade, começando pela geração de emprego e renda, além do fortalecimento do setor turístico na capital”, declarou. “Com certeza novas promessas do esporte, serão reveladas nessa competição”, completou o deputado.
Para garantir a segurança de todos, os participantes vão seguir um protocolo rígido de prevenção à Covid-19, como o uso de máscara, álcool gel, aferição de temperatura e distanciamento social. Todos os atletas e participantes também precisarão passar por testes de detecção do vírus.