CLDF aprova criação de Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas

165
CLDF aprova criação de Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas
CLDF aprova criação de Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas

Segundo o autor da proposta, Robério Negreiros, a disponibilidade desses equipamentos é garantida pela Lei 8.080/1990, pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica de Saúde

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa criou o Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas, cujos equipamentos serão obtidos por meio de doações. O PL 1791/2021 tem o objetivo de possibilitar o empréstimo gratuito de muletas, bengalas, andadores, cadeiras de rodas e outros aparelhos de apoio à locomoção de pessoas deficientes, com mobilidade reduzida ou acamadas no DF.

A Secretaria de Estado competente fará o gerenciamento da questão, concedendo-se prioridade no atendimento às pessoas que, comprovadamente, não tenham condições financeiras para a aquisição dos aparelhos.

Segundo o autor da proposta, Robério Negreiros (PSD), a disponibilidade desses equipamentos é garantida pela Lei 8.080/1990, pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica de Saúde. No entanto, este direito nem sempre é atendido de forma célere pelo SUS. “Como um meio de facilitar, bem como promover a igualdade social, acessibilidade e a autonomia é que apresentamos o projeto de lei”, justifica o distrital. Ainda sobre o tema, foi aprovado o PL 1613/2020, de Iolando Almeida (PSC), que inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Distrito Federal o Dia da Pessoa com Deficiência com Habilidades Artísticas, a ser comemorado em 21 de setembro (Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência).

​​​​​​​Na mesma reunião, a Comissão aprovou PL 2070/2018, de Rafael Prudente (MDB), que estabelece o Contraturno Esportivo nas Escolas Públicas e nos Centros Olímpicos Distritais. De acordo com Prudente, a proposta vai possibilitar aos jovens “um maior contato com os fundamentos das diversas modalidades olímpicas, cuja dimensão é social, permitindo a oportunidade de participar de campeonatos e, assim, construírem uma carreira longe das drogas e dos vícios”.

Relevante interesse

Também foram aprovadas as propostas que reconhecem como “de relevante interesse cultural, social e econômico do Distrito Federal” a Feira Permanente do Guará – PL 1462/2020, de autoria de Rodrigo Delmasso (Republicanos); o Shopping Popular de Ceilândia – PL 1482/2020, de Chico Vigilante (PT) e Delmasso; a Feira Permanente da Estrutural – PL  1486/2020, de Rafael Prudente e Delmasso; e a Feira dos Importados de Brasília – PL 1461/2020, também de Delmasso.

Fonte