Proposta de Delmasso cria o projeto Emprego Apoiado

417

O objetivo do projeto de lei é oferecer apoio a pessoas com deficiência que buscam uma vaga no mercado de trabalho

O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (Republicanos) é autor do projeto de lei n.º 2325/21 que dispõe sobre o Emprego Apoiado. O objetivo da proposta, é contribuir para a inclusão no mercado de trabalho formal de pessoas com deficiência ou em risco de situação de exclusão social.

Muitas pessoas com deficiência que desejam trabalhar, enviam currículos, se inscrevem em agências de emprego, se capacitam, mas, apesar dos seus esforços, não conseguem ter acesso a um emprego. Os preconceitos, as barreiras e as dificuldades que encontram na forma como o mercado de trabalho se estrutura na sociedade, impedem que elas consigam um emprego e nele se mantenham e progridam profissionalmente.

E para dar auxílio a essas pessoas, a tecnologia social de Emprego Apoiado oferece um conjunto de ajudas e apoios que possibilitam o acesso a um emprego nas mesmas condições que os seus colegas de trabalho sem deficiência. De modo geral, podemos dizer que o Emprego Apoiado consiste em preparar pessoas interessadas em um posto de trabalho mediante a assistência pessoal de profissionais especializados, denominados preparadores laborais, consultores ou técnicos de Emprego Apoiado.

“ Essa proposta vem para trazer o apoio que as pessoas com deficiência precisam. Acredito que com a ajuda necessária e todo o suporte que essas pessoas merecem, todas poderão alcançar seus objetivos profissionais e construir uma carreira”, disse Delmasso.