Sancionada a Lei Brasília Lixo Zero de Delmasso

278

Projeto visa a redução do despejo incorreto do lixo no Distrito Federal, além de propor mecanismos de políticas públicas para conscientizar população

Foi publicado no dia 1º de dezembro de 2021 a lei 6.982 de 2021 que institui o política do Lixo Zero, de autoria do vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Delmasso (Republicanos). A norma tem por finalidade minimizar o despejo de lixo reciclável no meio ambiente, destinando-o para políticas e ações públicas.

Como descrito no primeiro artigo da lei, trata-se também de um projeto de Arquitetura Sustentável e Energia Renovável, ou seja, a norma não se limita apenas ao lixo, como também à sustentabilidade e energias limpas.

Além disso, outro objetivo é realizar ações de marketing para conscientizar a população sobre o despejo do lixo doméstico. De modo que ele possa ser separado da forma correta, para que seja direcionado às cooperações de reciclagem e reutilização.

Para Delmasso, autor do projeto, o lixo deve ser visto como “material que pode ser reutilizado” e não simplesmente como lixo. O deputado ainda afirma que praticamente todos os resíduos do Distrito Federal são desperdiçados, muitas vezes de forma inadequada e onerosa ao setor público.

“Se deixarmos de ver o lixo como tal, mas sim como um material que pode ser reutilizado, veremos que diariamente jogamos fora um produto que poderia ser tratado ou reutilizado”, afirmou Delmasso.

Agora, com a sansão do projeto pelo Governador Ibaneis Rocha, caberá aos agentes públicos, aos órgãos envolvidos e aos legisladores executar e fiscalizar a plena execução da política de Lixo Zero em Brasília.