Os distritais Julia Lucy, Leandro Grass, Jorge Vianna, Rodrigo Delmasso e Claudio Abrantes foram parceiros das OSC’s
BSB Times – O terceiro setor é um seguimento que tem crescido muito no país e, em especial, no Distrito Federal, gerando trabalho e renda, mesmo em época de pandemia.
De acordo com a Lei 13.019/2014 o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC a gestão do terceiro setor tem se qualificado gradativamente e as parcerias com a administração pública aumentado bastante.
No DF, projetos de empreendedorismo voltados à economia criativa, à economia colaborativa e à economia circular têm recebido apoio dos cinco deputados distritais visionários e que se preocupam com a missão e os valores da sociedade civil organizada.
A deputada Julia Lucy quando se fala de empreendedorismo, a parlamentar brilha os olhos e quer ajudar de alguma forma. O deputado Leandro Grass é oriundo de seguimentos organizados e tem colaborado bastante, principalmente com projetos de empreendedorismo, mas o interessante é que o distrital Jorge Vianna que tem sua base na saúde também entendeu a importância do terceiro setor e destinou emendas para a execução de projetos relevantes, que desperta e fortalece o empreendedorismo.
O vice-presidente da CLDF, o distrital Rodrigo Delmasso, fez até uma lei que beneficia as OSC’s como as associações de moradores, as prefeituras comunitárias, os conselhos comunitários e as cooperativas, no sentido de promoverem convênios com a Novacap e as administrações regionais para manutenção e reparos nos espaços públicos das quadras das regiões administrativas do DF.
O deputado Claudio Abrantes veio de uma OSC, o grupo Via Sacra de Planaltina. O parlamentar tem destinado recursos para os eventos religiosos, para as ações culturais e de empreendedorismo com agentes e OSC’s envolvidos no terceiro setor e na economia criativa, bem como na economia circular em todo o Distrito Federal.
Seria muito bom se todos os 24 deputados distritais seguissem o modelo desses cinco parlamentares e investissem no terceiro setor, colaborando para o desenvolvimento de projetos que qualificam os profissionais da área como também as OSC’s responsáveis por arrefecerem as demandas de políticas públicas do estado.