Política Distrital: Hospital do Guará retorna com internações pediátricas e ala reformada

1015
Política Distrital: Hospital do Guará retorna com internações pediátricas e ala reformada
Política Distrital: Hospital do Guará retorna com internações pediátricas e ala reformada

Política Distrital – Maezinhas da Cidade Estrutural procuraram o Blog da Zuleika, desde a semana passada, para reclamar do atendimento de seus filhos no Hospital Regional do Guará, o hospital de referência para quem mora na região administrativa citada. Alegam que várias crianças estão com uma virose e que, após passar por avaliação no acolhimento, retornam para casa com os filhos portando febre de 40 graus. Fomos procurar a nova superintendente da Regional de Saúde Centro-Sul para obtermos um posicionamento, a médica Michelle Lopes, que nos deu uma excelente notícia para as mães não só da Estrutural como as mamães do Guará.

As internações de bebês e crianças retornarão em breve espaço de tempo necessário para a implementação de uma reforma total da ala pediátrica, que está fechada desde o início da pandemia da Covid-19, ou seja, quase três anos. O fechamento aconteceu para dar suporte às internações dos pacientes com Covid-19. E só agora, com o arrefecimento da pandemia, a ala retornará à pediatria. Para comandar a reforma, a nova direção do Hospital do Guará foi entregue a uma pediatra, a dra. Roshini, que já tem larga experiência no atendimento dentro do pronto-socorro do HRGu. “O projeto de engenharia já está pronto. Queremos um lugar de excelência para o atendimento de nossas crianças. Como mãe e médica de ps, tenho a consciência de tudo o que uma mãe passa em busca de atendimento para seu filho querido. Nos viramos do avesso para não ver nossos filhos sofrerem”, declara Michelle Lopes.

A verba destinada para a implementação rápida da reforma da ala pediátrica do HRgu, já está disponibilizada por uma emenda parlamentar do deputado Delmasso (Republicanos), no valor de R$ 300 mil. Com este montante poderão ser construídas uma brinquedoteca com biblioteca acoplada, duas salas vermelhas, 13 leitos pediátricos mais 7 extras, ou seja, 20 leitos só para a pediatria. Reforma nos consultórios de atendimentos pediátricos no pronto-socorro, que hoje estão bem inadequados e mais 8 leitos para observação das crianças. Com prioridade total e atendimento mais ágil.

Para o deputado Delmasso, que já destinou várias emendas para outras reformas no HRGu, o retorno da ala pediátrica é de fundamental importância. “Atendi um pedido da nova superintendente, Michelle Lopes, para a reabertura da pediatria. Queremos nossas crianças sendo tratadas próximas de casa, não só do Guará como da Estrutural. Há dois anos sabemos que as mães clamam por esta reabertura que será feita em um prazo bem rápido”, revela Delmasso.

A cidade Estrutural tem uma representante de peso para levar as demandas das mães por atendimento médico. Margarida Brito é da Pastoral da Saúde e da Criança e Adolescente da igreja católica da Estrutural e sempre vai á luta por melhorias na saúde daquela população. “Queremos ser tratados com dignidade no Hospital do Guará. Não é possível que as mães percorram vários kms com seus filhos de carona, ônibus e algumas até a pé, para terem o atendimento negado. Aqui, as creches aceitam as crianças doentes devido a necessidade de trabalho que as mães possuem. E, estas crianças, com viroses, contaminam as outras que estão boas. Ou seja, precisamos urgente de mudanças e mais atenção às famílias.

Fonte