Sistema Fibra – Realizado pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) desde 2009, o programa Vira Vida serviu de referência para a elaboração da política pública distrital destinada ao resgate de jovens e vítimas de violência sexual, aprovada em 6 de dezembro pela Câmara Legislativa.
A autoria do Projeto de Lei nº 2.713 de 2022 foi do deputado distrital Delmasso (Republicanos), que desde 2016 destina recursos públicos para realização das turmas do Vira Vida. O texto final do projeto foi publicado na edição desta terça-feira (13) do Diário da Câmara Legislativa e agora segue para sanção do governador do DF, Ibaneis Rocha.
A partir da sanção, o DF passará a ter uma política pública estruturada nos moldes da tecnologia social do Vira Vida para atendimento de jovens em grave situação de vulnerabilidade social, que sejam vítimas de violência sexual com idade de 15 a 21 anos. Nos artigos, o texto estabelece como deverá ser realizado o atendimento, desde a identificação dos jovens, com o trabalho em parceria com a rede de proteção à criança e ao adolescente, até o processo de aplicação da tecnologia social do programa, que envolve cuidados psicológicos e de saúde, além das atividades de educação básica e de formação profissional, culminando com a inserção socioprodutiva dos jovens.
O deputado Delmasso considera que a implementação da política poderá ampliar o número de pessoas atendidas. “Existe demanda de jovens que precisam do programa, uma vez que, no processo para a formação da última turma do Vira Vida, foram encaminhados pela rede de proteção 300 jovens para seleção, porém a capacidade de atendimento era de 100 alunos. Com a política pública, o Estado terá a obrigação de fazer este investimento”, afirma o parlamentar.
“Eu tenho um enorme orgulho do trabalho executado no Vira Vida. É um programa que dá apoio a um grupo de jovens que está completamente à margem da sociedade e que precisa de atenção constante e especial”, diz o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e diretor regional do Sesi-DF, Jamal Jorge Bittar. “O deputado Delmasso deixa um legado para a sociedade do DF com este projeto, abrindo portas para que ainda mais jovens recebam apoio e tenham a oportunidade de traçar novos caminhos em suas vidas”, conclui.
O programa Vira Vida
O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008 e atende pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada turma do programa tem duração que varia de 12 a 18 meses e, durante as atividades, os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares, que trabalham vertentes psicossociais, de qualidade de vida e de educação.
No Distrito Federal, o Vira Vida é realizado pelo Sesi-DF desde 2009, tendo formado 500 alunos em 13 turmas. Atualmente, atende a 100 jovens, que compõem a 14ª turma do programa no DF. O atendimento aos jovens é realizado na unidade Sesi São João XXIII, espaço dedicado exclusivamente ao programa.
Texto: Nilson Carvalho
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF – 23.6.2022
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF