GPS Brasília: GDF lança programa para lideranças jovens no ensino médio

154
GPS Brasília: GDF lança programa para lideranças jovens no ensino médio
GPS Brasília: GDF lança programa para lideranças jovens no ensino médio

Iniciativa visa promover participação ativa de estudantes nas decisões do ambiente escolar

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta terça-feira (26), o “Programa de Desenvolvimento de Liderança Jovem” (PDL Jovem DF), direcionado aos estudantes do Ensino Médio da rede pública e privada. O objetivo principal é promover a capacitação, engajamento cívico e formação de lideranças, incentivando o protagonismo juvenil e valores como ética e respeito à diversidade.

O programa consistirá em workshops, cursos, palestras e atividades práticas, estimulando o senso crítico e o respeito às diferenças. Além disso, a Secretaria de Juventude, responsável pelo curso, oferecerá suporte para a formação de grêmios estudantis, núcleos de representação dos alunos que trabalharão em colaboração com a gestão escolar para atender melhor às necessidades dos estudantes.

O secretário Rodrigo Delmasso (foto acima) destacou a importância de dar voz aos jovens nas decisões cotidianas e ressaltou a visibilidade e apoio que o governo pretende oferecer para transformar as demandas dos estudantes em ações efetivas.

“Identificamos a necessidade dos jovens em participar de forma mais ativa das tomadas de decisão do ambiente onde convivem todos os dias e não há lugar melhor para ensiná-los sobre respeito à diversidade, pluralismo de ideias e o desenvolvimento do senso crítico do que nas instituições de ensino. O governador Ibaneis Rocha entendeu essa necessidade e teve a sensibilidade em colocar esse projeto em ação”, disse Delmasso.

Lideranças

A iniciativa visa cultivar líderes jovens que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social do DF, estimulando a criação de empregos, fomentando o empreendedorismo, promovendo a educação de qualidade e aprimorando os serviços públicos de acordo com as necessidades da população.

A Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) realizou audiências públicas nas escolas de ensino médio ao longo do ano, ouvindo os estudantes, que expressaram o desejo de maior participação e influência nas melhorias do ambiente escolar. Essas demandas deram origem ao Programa de Desenvolvimento de Liderança Jovem.

Dentre as ações da SEFJ, destacam-se o Plano Distrital da Juventude (PDJ), onde os estudantes participaram ativamente, contribuindo com mais de 100 propostas para políticas públicas voltadas para jovens entre 15 e 29 anos. As Conferências Regionais da Juventude também proporcionaram um espaço para jovens de diferentes regiões administrativas apresentarem suas soluções e propostas, orientando as políticas públicas futuras.

Fonte