Correio Braziliense: Programa Jovem Candango apresenta 838 novos contratados

213
Correio Braziliense: Programa Jovem Candango apresenta 838 novos contratados Foto Agência Brasília.
Correio Braziliense: Programa Jovem Candango apresenta 838 novos contratados Foto Agência Brasília.

Governadora em exercício, Celina Leão, e secretário da Juventude e Família, Rodrigo Delmasso, entre outras autoridades estiveram na solenidade

Correio Braziliense – Representantes do Governo do Distrito Federal marcaram presença na solenidade de apresentação dos novos participantes do programa Jovens Candangos, realizada no Museu Nacional da República esta segunda-feira (15/1). Além da governadora em exercício, Celina Leão, secretários do GDF como Rodrigo Delmasso, da Família e Juventude, também deram as boas vindas aos jovens.

“Esse programa realmente mora no meu coração. Acredito que muitos de vocês só precisam de uma oportunidade”, declarou a governadora, que aproveitou o encontro para motivar os 838 adolescentes que acabavam de ingressar no programa. “Eles têm essa experiência dentro do governo do DF e o perfil socioeconômico é um dos pré-requisitos do programa. Você tira crianças que estão em alta vulnerabilidade e dá oportunidade para elas de estarem em um ambiente com apoio psicológico e supervisionado por um profissional”, acrescentou.

O secretário da Família e Juventude destacou a alta demanda de inscritos no programa Jovem Candango. De acordo com ele, dos mais de 7 mil inscritos, apenas 1,8 mil foram atendidos. “Temos a demanda de 5,8 mil jovens que não foram atendidos, mas o desafio dado pelo governador Ibaneis e pela vice Celina Leão é que a gente atenda 100% dessa demanda até o final de 2026”, afirmou.

Delmasso agradeceu às secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, que foram os órgãos que mais pediram vagas de jovens aprendizes. “A Secretaria de Educação fez o pedido de 1,3 mil vagas abertas para o Jovem Candango. A de esportes, 450 vagas para estarem trabalhando nos centros olímpicos”, disse. Rodrigo frisou a importância do programa para a inserção de jovens no mercado de trabalho, ainda que muitos ainda não participem dele. “Em Brasília, há 175 mil jovens que não estudam e nem trabalham”, lamentou.

Ele também anunciou a intenção do GDF de retomar o programa de bolsas universitárias “Rumo à Universidade”, até o fim deste ano. Sobre esse assunto, a governadora em exercício disse que a proposta está sendo estruturada pelo governador junto a Delmasso, quem antecipou que os participantes do Jovem Candango serão prioridade no programa.

Jovem Candango

Correio Braziliense: Programa Jovem Candango apresenta 838 novos contratados
Foto Agência Brasília.
Correio Braziliense: Programa Jovem Candango apresenta 838 novos contratados Foto Agência Brasília.

O programa visa promover a formação técnico-profissional, com atividades práticas e teóricas, de jovens que buscam entrar no mercado de trabalho. Os contratados serão distribuídos nas pastas da Educação, Saúde, Mulher, Desenvolvimento Social, de Governo, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Planejamento, Orçamento e Administração, Secretaria de Estado de Atendimento à Comunidade, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Justiça e Cidadania, e também, na Defensoria Pública do DF.

O Jovem Candango é uma parceria da secretaria com as organizações Renapsi e Jerônimo Candinho. Os selecionados receberão um salário de R$ 619,99, vale-transporte, vale- alimentação de R$ 220, férias, 13º salário e seguro de vida.

Fonte