Melhor acessibilidade e mais equipamentos públicos de lazer ficarão disponíveis para os moradores
Nesta quarta-feira (14), o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (PRB), realizou uma audiência pública para debater com a comunidade e órgãos públicos a revitalização do Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará. A ideia é fazer com que o local se torne frequentado nos moldes de outros parques do DF, como o de Águas Claras e o Olhos D’Água, na Asa Norte.
O Parque Ecológico Ezechias Heringer foi criado pela Lei no 1.826, de 13 de janeiro de 1998, para preservar “a grande diversidade da flora e da fauna, além do Córrego do Guará”, que passa pelo local. De acordo com Delmasso, é necessário apresentar à população o projeto arquitetônico previsto para o parque, além de definir um cronograma e os recursos, seguindo o plano de manejo daquela unidade ambiental, bem como todos os requisitos legais.
Segundo a Superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rejane Pieratti, o GDF já realizou algumas melhorias no Parque Ezechias Heringer ao custo de R$ 328 milhões. Também destacou a necessidade de atuar contra os invasores dessas áreas de preservação, que causam sérios danos. Ela garantiu também que o projeto não prevê supressão de vegetação.
Além das reformas, que incluem melhor acessibilidade e mais equipamentos públicos de lazer que ficarão disponíveis para os moradores de toda a região, a revitalização vai permitir, por exemplo, implantar um programa permanente de educação ambiental (Parque Educador), sem a necessidade de deslocar os alunos daquela região para outras localidades.
As obras de recuperação, de acordo com técnicos da Novacap que apresentaram o projeto, deverão ser contratadas no início de 2020, baseando-se nas necessidades do local, seguindo o plano de manejo, que está disponível para consulta no site do Ibram. A administradora do Guará, Luciane Quintana, destacou a importância da participação da comunidade nesse tipo de iniciativa.
Estavam na mesa: a administradora do Guará, Luciane Quintana, o arquiteto, assessor do Diretor de Edificações da Novacap, Dr. Eduardo Grigol, o engenheiro, chefe da assessoria de meio ambiente da Novacap, Dr. Aldo César Fernandez, a superintendente da Unidade de Conservação, Biodiversidade e Água, Rejane Picratti e o Coordenador da Regional de Ensino do Guará, prof. Afrânio Barros.