Jornal de Brasília: Distritais discutem melhorias para a Superquadra Park Sul

296
Jornal de Brasília: Distritais discutem melhorias para a Superquadra Park Sul
Jornal de Brasília: Distritais discutem melhorias para a Superquadra Park Sul

Jornal de Brasília – A lei distrital 6.908/2021, referente à criação da Superquadra Park Sul (SQPS), no Guará — que unificou os setores de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV), de Múltiplas Atividades (SMAS) e de Oficinas Sul (SOFS) — foi objeto de audiência com parlamentares, moradores e representantes de órgãos públicos diversos, ontem, promovida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
O evento foi marcado por pedidos de demarcação de faixas de pedestres, instalação de praças e pistas de caminhada, assim como esclarecimentos sobre a compensação urbanística das construtoras em relação ao financiamento das obras de drenagem do local e de avaliação sobre o que já foi feito.
Considerado produtivo, o evento foi mediado pelo autor da lei, o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) e contou com representantes de várias entidades. Um dos destaques elogiados pelo grupo foi a troca da iluminação pública, que foi atendida recentemente dentro do programa “Luz que Protege”, conforme informou o diretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia. Mas este foi um ponto apenas da reunião. Vários síndicos pediram a recuperação de quadras abandonadas na área e maior interlocução com o governo para discussão de questões pertinentes ao novo bairro. “Precisamos de melhorias, como iluminação também em pontos de ônibus, assim como a instalação de praças, pistas de caminhada e parques e serviços de recapeamento asfáltico. Também precisamos saber como agirão as construtoras em relação à drenagem do bairro”, frisou o síndico do condomínio Elegance, Luiz Gonzaga.
Força às comunidades O deputado Delmasso aproveitou para apresentar detalhes da legislação de sua autoria, sancionada recentemente, que trata sobre a criação da política pública de participação das organizações da sociedade civil em espaços públicos – denominada “Nossa Quadra”. De acordo com o parlamentar, o objetivo é permitir às prefeituras comunitárias, associações de moradores e conselhos comunitários, por meio de parceiras com o governo, receber recursos para manutenção e instalação de quadras poliesportivas, parques urbanos, ciclovias, entre outros equipamentos e serviços. “A legislação tornará mais fáceis essas parcerias e a manutenção das áreas urbanas”, acentuou o distrital. Delmasso explicou que apresentou o projeto para unificação de três áreas no Guará (que resultou no Park Sul) após ouvir demandas neste sentido da comunidade. Ele ressaltou que a legislação não trata de
alteração de uso ou de destinação de áreas, mas apenas do nome do local, como forma de facilitar a vida dos moradores e comerciantes da região e deixar o setor mais valorizado.

Fonte