Jornal do Guará: Luta de Delmasso

275
Jornal do Guará: Luta de Delmasso
Jornal do Guará: Luta de Delmasso

Jornal do Guará – A implantação do Complexo Hospitalar no Guará foi apresentada ao governo há três anos pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso, morador da cidade. Inicialmente, o próprio deputado tentou viabilizar recursos públicos, através de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e depois com recursos da União para a construção do hospital, mas as duas tentativas não avançaram. Foi então que surgiu a ideia de oferecer parceria à iniciativa privada, nos moldes das santas casas de misericórdia, em que o Sistema Único de Saúde (SUS) paga por cada atendimento prestado em hospitais montados e gerenciados por instituições ou empresas particulares.
No caso do Hospital Centro-Sul, caberá aos interessados construir o hospital, gerenciá-lo e oferecer todo o serviço ao governo para atendimento gratuito à população.
Mas o governo não trabalha somente com a possibilidade da PPP. Caso a parceria não consiga ser viabilizada, o complexo, orçado entre R$ 250 e 300 milhões, poderá ser construído com recursos próprios do GDF, que terá uma sobra de caixa de cerca de R$ 1,5 bilhão em 2022.
Esse recurso terá que ser usado em investimentos e não poderá ser usado por exemplo no aumento de salário do servidor acima do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 45% do orçamento.
No máximo, o GDF vai poder conceder a terceira parcela do aumento, prometida desde o Governo Agnelo mas ainda não concedida, o que interfere muito pouco nesse excesso de arrecadação.

Fonte