Agenda Capital: Conselho da Juventude do DF e Conselhos Regionais são aprovados na CLDF

101
Conselho da Juventude do DF e Conselhos Regionais são aprovados na CLDF com a presença do secretário da Família e Juventude Rodrigo Delmasso, PL 890 de 2024
Conselho da Juventude do DF e Conselhos Regionais são aprovados na CLDF com a presença do secretário da Família e Juventude Rodrigo Delmasso, PL 890 de 2024

O secretário da Família e Juventude Rodrigo Delmasso esteve presente nesta terça-feira (18/6) acompanhando a votação do PL 890/2024 que foi aprovado em dois turnos pela CLDF.

Por Delmo Menezes

Em uma importante conquista para a juventude do Distrito Federal, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, na terça-feira (18/6), o projeto de lei nº 890/2024, que reativa o Conselho da Juventude do DF (Conjuve-DF) e cria os Conselhos Regionais de Juventude (CRJs). A iniciativa, que visa dar voz aos jovens e fortalecer sua participação na construção de políticas públicas, foi elogiada pelo secretário da Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso.

“A ideia desses conselhos é aumentar a participação da juventude na elaboração de políticas públicas, tanto de forma regional dentro das regiões administrativas, como de forma distrital que é o conselho distrital que está sendo criado”, disse o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso.

Ampliação da participação jovem

O Conjuve-DF, que será reativado após um período de inatividade, terá caráter consultivo, propositivo e de monitoramento das políticas públicas de juventude no DF. Já os CRJs, criados pela primeira vez, atuarão em nível regional, promovendo a participação da juventude em decisões que impactam diretamente suas vidas.

Segundo dados do IBGE de 2020, a população jovem do DF, entre 15 e 29 anos, representa um contingente significativo, estimado em 1,147 milhão de pessoas. Essa parcela da população merece ter seus anseios e necessidades ouvidos e considerados na formulação de políticas públicas.

Aprovação com emendas

O Projeto de Lei 890/2024 foi aprovado com dez emendas, incluindo a proposta de incluir um representante da CLDF no Conjuve-DF. Duas emendas que previam “paridade de gênero” e “destinação de 20% das vagas para negros” foram rejeitadas.

Após a aprovação na CLDF, o projeto segue para sanção governador Ibaneis Rocha para se tornar lei. A expectativa é que os Conselhos da Juventude iniciem suas atividades o mais breve possível, dando voz aos jovens e promovendo sua participação ativa na construção de um futuro melhor para o Distrito Federal.

Fonte: Agenda Capital