Bem à vontade no Governo Ibaneis Rocha, o ex-deputado agora toca projetos que estão mudando para melhor a vida de muitos jovens, além de trabalhos em questões fundiárias para entidades sociais ou sem fins lucrativos
POR AMARILDO CASTRO
Ele foi duas vezes deputado distrital, e como costumava dizer, sempre tratou o Guará, a RA X com muito carinho. Isso não é ao acaso, ele mora na cidade há quase 20 anos. Estamos falando de Rodrigo Delmasso, hoje secretário da Família e Juventude do Distrito Federal. Em 2022, depois de dois mandatos consecutivos na Câmara Legislativa, ele buscou a reeleição, tendo sido um dos mais votados naquela eleição, com mais de 23 mil votos, mas por questões partidárias, não foi reeleito. “Deus tem um propósito para cada um, e o meu, de momento, é esse, ajudar a cuidar dos jovens e famílias”, disse em breve resumo antes da entrevista ao Blog do Amarildo.
Como um bom filho sempre tem espaço na ‘Casa’, Delmasso, depois de ter sido um grande aliado do governador Ibaneis Rocha (MDB), e com experiência administrativa, pois além de deputado por duas vezes, tinha sido antes, subsecretário de Meio Ambiente do DF e também secretário do Trabalho, a agora, desde janeiro de 2023, no primeiro dia da segunda gestão de Ibaneis, assumiu a Secretaria da Família e Juventude.
Com sua experiência de deputado agregada à passagem anterior pelo Executivo, Delmasso agora faz um trabalho que muitos consideram modelo na pasta da Família e Juventude. Na última sexta-feira, dia 12, a reportagem do Blog do Amarildo esteve em seu gabinete para uma entrevista, veja:
Blog do Amarildo – Que projetos a Secretaria da Família e Juventude desempenha hoje de maior relevância?
Temos vários, mas gosto de destacar alguns, e um deles é o Jovem Candango, onde oferecemos trabalho na modalidade de estágio e aprendizagem. Nessa modalidade já contratamos quase dois mil jovens, com direito a uma bolsa (ajuda de custo), vale alimentação, vale transporte e um dia da semana para aprendizagem, é um projeto que está dando muito certo. Contratado, obedecendo os critérios estabelecidos pelo GDF, esse jovem fica na Secretaria da Família e Juventude por dois anos, prestando serviços aos órgãos do GDF, sai do Executivo com experiência para ser contratado em outros locais.
Blog do Amarildo – Outro projeto de destaque?
Sim. A secretaria está diretamente colaborando com a regularização de terrenos de entidades sociais, como igrejas, clubes de serviços entre outros. Já conseguimos resolver ou dar andamento em mais de 400 processos, resolvendo gargalos e burocracias que antes, essas entidades por si só tinham muita dificuldade em resolver, mas com o apoio da secretaria, tudo tem sido mais rápido. Ao todo, são cerca de 4 mil processos, mas está andando bem.
Blog do Amarildo – O Bolsa Universitário foi modelo no passado para estudantes, esse atual governo, por meio dessa secretaria, tem intenção de voltar com o projeto?
Vamos voltar com o projeto sim. Em breve já vamos iniciar o cadastro de jovens estudantes, para que já no próximo ano, possam estar inclusos no projeto, e nossa intenção é chegar em 2026 com 10 mil jovens sendo beneficiados pelo projeto.
Blog do Amarildo – Há poucos dias o Sr. entregou, por meio dessa secretaria, quase 200 selos da Empresa Parceira da Juventude, onde a empresas contratantes desse público, foram premiadas com essa honraria, isso vai continuar?
Vai, nossa intenção é entregar a mesma quantidade de selos no fim deste ano, valorizando quem contrata jovens.
Blog do Amarildo – O Guará é uma cidade onde o Sr. mora há 20 anos, e tem feito alguns elogios ao atual administrador, Artur Nogueira, como vê o trabalho daquele gestor?
O governador Ibaneis Rocha foi muito feliz e escolher o Artur para administrar o Guará, ele é muito competente, e sempre que posso, busco alguma parceria com ele. Eu fico feliz também, porque muita coisa que está acontecendo hoje no Guará foi uma articulação nossa no passado, abrindo o caminho para os investimentos, como o novo hospital, que está no ‘radar’ para início das obras, assim como a futura Upa, e também a duplicação da via que liga o Guará ao Núcleo Bandeirante. Então é um trabalho conjunto, toda a equipe do governo trabalha, e o Artur é de fato um gestor modelo, sempre buscando recursos para o Guará, em todas as áreas, e conseguiu dar andamento em muitas coisas que encaminhei como deputado, além de outros projetos que ele toca de forma mais recente.
Amarildo – Que recado o Sr. deixa para quem conhece ou não o seu trabalho?
Agradecer a todos, e dizer que estamos aqui na Secretaria da Família e Juventude, aqui na Quadra 4, Edifício Luiz Carlos Botelho, 5o andar, à disposição de todos.
O blog do Amarildo também gravou um vídeo com o secretario, clique aqui: