Sancionada Lei que cria os Conselhos de Juventude do DF

91
Sancionada Lei proposta por Delmasso que cria os Conselhos de Juventude do DF
Sancionada Lei proposta por Delmasso que cria os Conselhos de Juventude do DF

Projeto foi idealizado pelo ex-deputado distrital Rodrigo Delmasso e cria políticas públicas para a proteção dos jovens

O governador Ibaneis Rocha, sancionou, nesta quarta-feira, 17 de julho, a Lei 7.529/2024, que institui os Conselhos Regionais de Juventude (CRJs) e o Conselho de Juventude do DF (Conjuve-DF). A Lei, sancionada pelo GDF, foi apresentada pela Secretaria da Família e Juventude, comandada pelo ex-deputado distrital guaraense Rodrigo Delmasso. De acordo com a apresentação do projeto de lei, “esses conselhos vão dar mais voz para a juventude na elaboração de políticas públicas, assegurando a organização da oferta de bens e de serviços públicos especializados, que atendam à população”.
Para a jovem Caroline Everson, “a criação do conselho é de muita importância para ajudar na superação ds diversas dificuldades que o jovem enfrenta no dia a dia. E aproxima da juventude e busca entender o que de fato é a necessidade para o jovem”.
“Mais uma vitória para os jovens do DF. Os conselhos de juventude funcionam como um canal de diálogo entre os jovens e os poderes públicos. Facilitam a interação direta entre os representantes dos jovens e os gestores públicos, permitindo que demandas específicas sejam apresentadas, debatidas e encaminhadas de forma mais efetiva. Dessa forma, os conselhos contribuem para a criação de políticas mais adequadas e eficientes, que levam em consideração as particularidades e necessidades reais dos jovens do Distrito Federal”, ressalta o secretário Rodrigo Delmasso.

Como vai funcionar o Conselho

Os conselhos regionais de juventude são órgãos colegiados, com caráter consultivo, propositivo e de monitoramento das políticas públicas de juventude nas regiões administrativas do Distrito Federal. De acordo com a Lei, o Conselho de Juventude promove a articulação entre a sociedade civil e o poder público. Através desse diálogo constante, é possível estabelecer parcerias e cooperação entre os diversos atores envolvidos na promoção dos direitos da juventude.
O conselho pode atuar como um espaço de convergência, onde as demandas e propostas da sociedade civil são levadas em consideração, contribuindo para a construção de políticas mais eficazes e alinhadas com as necessidades da juventude. Os órgãos têm a responsabilidade de promover ações que contribuam para o desenvolvimento integral dos jovens. Isso inclui programas de formação, capacitação e acesso a oportunidades de educação, emprego, cultura, esporte e lazer.

Fonte: Jornal do Guará