40 mil profissionais foram afastados do trabalho por problemas de saúde mental no DF
Os servidores públicos da saúde do Distrito Federal estão cada dia mais doentes. Entre 2015 e 2017, 40 mil profissionais foram afastados do trabalho por problemas de saúde mental, segundo a Secretaria de Saúde do DF. Em 2017, 22,6% dos afastamentos no Governo foram por motivos relacionados a doenças como ansiedade, depressão, stress grave, entre outras questões.
Para mudar essa grave situação, o SindSaúde criou o espaço Nova Mente, dedicado a estudos, prevenção e tratamento alternativo para os servidores que estão com depressão, stress e transtornos de ansiedade. A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, convidou o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (PRB), para conhecer o espaço na última quinta-feira (7).
Vendo a urgência e a necessidade de um hospital que cuide da saúde dos profissionais, Delmasso fechou parceria com o Sindsaúde para a implantação do hospital do servidor no Guará. A ideia é que na implantação do novo hospital do Guará, o atual hospital se transforme em Hospital do Servidor.
Delmasso assumiu o compromisso de destinar uma emenda parlamentar para sustentar o projeto no valor de R$ 500 mil por ano. “Enquanto eu for parlamentar vou destinar recursos para financiar este projeto, para mudar esta triste realidade de tantos servidores”, disse.
De acordo com a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, o deputado Delmasso se mostrou sensível às pautas do sindicato. “Foi uma conversa muito proveitosa. A saúde mental do servidor, a construção do Hospital do Servidor Público e um programa de habitação específico para eles são temas importantíssimos e agora contamos com esse apoio do deputado. No que depender do SindSaúde, teremos um ano de muito sucesso para a nossa categoria”, afirmou.