Delmasso pede ao secretário de educação a ampliação no número de orientadores educacionais

789
Foto: Reprodução

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (PRB), encaminhou um ofício e uma minuta de projeto de lei à Secretaria de Educação, pedindo a ampliação do número de orientadores educacionais de 1200 para 1800. O ofício foi protocolado no órgão nesta terça-feira (23).

A Lei que reestrutura a carreira de magistério público do DF, Lei 5.105/2013, prevê o quantitativo de 1.200 pedagogos-orientadores educacionais. Delmasso afirmou que a quantidade atual de orientadores educacionais não é suficiente para atender todos os alunos do DF.

“Eles são os mediadores da escola, apoiando e orientando todos os alunos. O orientador educacional atua também com os pais e a comunidade escolar, no auxílio de professores e na coordenação da escola”, disse o distrital.
Segundo a Comissão dos Orientadores Educacionais, ainda não nomeados, 527 profissionais aguardam a nomeação até o dia 7 de maio de 2019, data em que o concurso irá vencer.

Em 2008 houve um concurso e foram chamados cerca de 700 orientadores educacionais. Somente em 2014 ocorreu o último concurso. Ou seja, poucas nomeações foram realizadas.