Luta pelas nomeações dos orientadores educacionais aprovados no concurso de 2014
Nesta quarta-feira (24), o vice-presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado Delmasso (PRB), realizou a audiência pública “Todos pela Educação”, que lotou o Plenário da CLDF. O objetivo do evento foi lutar pelas nomeações dos orientadores educacionais aprovados no concurso de 2014.
A diretora do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro), Rosilene Lima, falou sobre a importância dos orientadores educacionais. “O que nós vivemos é lamentável. Que educação nós queremos? Os orientadores precisam estar nas escolas para que possamos fazer um bom trabalho com os nossos alunos”, disse.
Segundo a Comissão dos Orientadores Educacionais, ainda não nomeados, 527 orientadores educacionais aguardam a nomeação até o dia 7 de maio de 2019, data em que o concurso irá vencer. “A escola está sofrendo! Estamos falando de crianças e do nosso futuro. A comunidade escolar está doente!”, relatou Taline Farias, da Comissão de Orientadores Educacionais.
Delmasso informou ao final da audiência que o secretário de Fazenda, André Clemente, confirmou que já vai autorizar as nomeações até o dia 06 de maio. O deputado também disse que vai encaminhar amanhã a minuta de proposta de emenda à Lei Orgânica à consultoria jurídica do governador, Ibaneis Rocha, que pede a suspensão da contagem dos prazos de validade do concurso.
Estavam na mesa: a diretora do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro), Rosilene Lima, o deputado federal, Prof. Israel Batista, a subsecretária de gestão de pessoas da Secretaria de Educação, Kelly Bueno, representando a Comissão dos Orientadores Educacionais não nomeados, Vinicius Bonfim e o ex-diretor do Sinpro e advogado dos orientadores, Washington Dourado.