Projeto de Delmasso insere idosos no mercado de trabalho

585

A proposta propõe a valorização da “terceira idade”

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (PRB), criou o projeto de Lei 300/2019, que estabelece o programa “Agente Cidadão Sênior”, com o objetivo de integrar os idosos na realização de atividades de atendimento aos usuários da rede pública. A proposta propõe a valorização da chamada “terceira idade”.

O número de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho vem crescendo, bateu o recorde de 7,9% no segundo trimestre de 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A faixa etária mais excluída do mercado formal é também a que mais tem sofrido com o fechamento de vagas com carteira assinada, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O “Agente Cidadão Sênior” compreenderá o desenvolvimento de atividades de capacitação e treinamento, ministradas pelos órgãos distritais ou por entidades conveniadas. “O programa visa estabelecer uma relação de solidariedade e cidadania entre os idosos e a comunidade, e vai gerar mais empregos aos trabalhadores aposentados”, disse Delmasso.