O objetivo do deputado é que o programa se torne uma política pública de Estado
Nesta quarta-feira (15) o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (PRB), junto com a coordenadora do Vira Vida, Cida Lima, apresentaram o projeto para a Secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta. O programa trabalha com jovens de 15 a 21 anos, vítimas de abuso sexual e abandono.
Delmasso está lutando para que o Vira Vida se torne uma política pública de Estado. O deputado investe R$ 4 milhões por ano, através de emenda parlamentar, desde 2016, para manter o projeto. “É uma honra ter a oportunidade de ajudar a expandir o Vira Vida. A ideia é transformar o programa em política pública de Estado”, disse o distrital.
A Secretária, Jayana Nicaretta, foi conhecer o programa depois do pedido de Delmasso à Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves para expansão do Vira Vida. “A Ministra Damares pediu que a gente conhecesse melhor o projeto. Parabéns deputado Delmasso e Vira Vida! Estamos aqui para trabalhar a ideia e ajudar a salvar mais vidas”, afirmou.
O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi e está no DF há quase uma década. O aluno recebe educação básica para elevação da escolaridade, atendimento psicossocial, acompanhamento pedagógico, formação profissionalizante, noções de autogestão e empreendedorismo, além de encaminhamento para o mercado de trabalho.
A Ana Clara (nome fictício), aluna do Vira Vida, disse que carregava muitos traumas de abuso e contou que hoje consegue falar sem sentir dor. “A psicóloga me ajudou bastante. Hoje eu encaro os problemas de outra forma. Enquanto na minha casa as pessoas falavam que eu não era capaz, aqui eu recebi aplausos. Se não fosse o Vira Vida eu estaria morta”, contou.
Foto: Rogério Lopes.