Delmasso realiza audiência sobre atendimento às pessoas com epilepsia e síndrome de down

800
Foto: Rogério Lopes

Órgãos apresentam resultado da auditoria do TCDF

Nesta quarta-feira (5), o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Delmasso (Republicanos), realizou audiência pública sobre o atendimento às pessoas com epilepsia e síndrome de down. O distrital cobrou dos órgãos competentes ações a ser executadas com base no resultado da auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

A Gerente de Serviços de Saúde Funcional da Secretaria de Saúde, Camila Medeiros, informou que quatro ambulatórios fazem o acompanhamento às pessoas com deficiência e a classificação das prioridades é através da atenção primária. “Temos muitos profissionais aptos a trabalhar com esses pacientes. Estamos realizando um plano de ação que está sendo revisado para atender melhor às pessoas com epilepsia e síndrome de down”, explicou.

Segundo o Subsecretário de Infraestrutura e Planejamento da Secretaria de Mobilidade, José de Paiva, a legislação garante oito viagens aos pacientes com deficiência, seja de ônibus ou metrô, e exige a qualificação dos profissionais. “Existe um treinamento com motoristas e cobradores para que todos os funcionários possam atender aos usuários da melhor forma”, disse.

Ao final da audiência, Delmasso fez diversos encaminhamentos, dentre eles, cobrou da Secretaria de Saúde onde os aparelhos de eletroencefalograma serão instalados e por que não há o cumprimento da Lei 5625/2016, de sua autoria, que garante o canabidiol na rede pública de saúde aos pacientes com epilepsia. O deputado também pediu à Secretaria de Mobilidade dados sobre a periodicidade dos cursos aos profissionais para atender às pessoas com deficiência.

Estavam à mesa: a Gerente de Serviços de Saúde Funcional da Secretaria de Saúde, Camila Medeiros; a gerente responsável pela educação especial da Secretaria de Educação, Raquel Santana; o Subsecretário de Infraestrutura e Planejamento da Secretaria de Mobilidade, José de Paiva e a presidente da DF Down, Cleunice de Lima.