Delmasso promove debate sobre a retomada do Parlamento Jovem e Bolsa Universitária

270

Mais oportunidade para os jovens do Distrito Federal

Nesta quinta-feira (25) o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos) promoveu um debate on-line sobre a retomada dos programas Bolsa Universitária e Parlamento Jovem. Em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), o objetivo é beneficiar milhares de alunos da rede pública e privada do DF.

Estavam presentes diversos representantes de universidades privadas do DF, o presidente da FAPDF, Alessandro Dantas; o coordenador do projeto Parlamento Jovem na CLDF, Alessandro Paiva, o secretário executivo da Secti-DF, Deyvison Franklin, e apoiadores dos programas.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de sua fundação de pesquisa (FAPDF), trabalha na elaboração de um novo projeto para implementação do Programa Bolsa Universitária, com previsão de modalidade de bolsas com estágio, assim proporcionando a experiência profissional e uma renda para os estudantes.

Delmasso disse que esse programa é fruto de um sonho. “Me preocupo com a nossa juventude que sofre pela falta de emprego. Milhares de jovens saem do ensino médio e não sabem onde ir. Meu anseio é que nossos jovens tenham todas as oportunidades para que possa ser mais atuantes na sociedade.”

Edson Cortez que representava a Reitoria da Universidade Católica de Brasília, ressaltou a importância do programa Bolsa Universitária. “Que o projeto seja um sucesso! Será muito importante para vida de muitos jovens do DF. Ressalto que hoje uma de nossas lideranças na UCB só se formou por conta desse programa.”

O projeto prevê que os custos das bolsas serão cobertos por meio de créditos tributários e do saldo remanescente de recursos orçamentários do GDF. A proposta é que o poder público custeie até 80% das mensalidades e, como forma de contrapartida, as instituições de ensino superior (IES) ofereçam a gratuidade dos outros 20%.

O secretário executivo da Secti-DF, classificou o Bolsa Universitária como essencial. “ O programa vai ajudar no crescimento do DF. É a oportunidade para que a educação seja fortalecida”