A modalidade garante a experiência profissional e uma renda para o estudante
No Distrito Federal, pesquisa apresentada pela CODEPLAN aponta que 85,1% dos jovens entre 25 a 29 anos não estão estudando e que a taxa de desocupação nesta faixa etária é de 31%. Pensando nisso o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos) enviou um ofício ao secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Gilvan Máximo pedindo para retomar o programa Bolsa Universitária com modalidade de estágio.
A educação é a melhor forma de se construir uma sociedade melhor. Por isso, o ensino superior tem um papel fundamental na trajetória de uma pessoa, pois é nesse período que surgem as descobertas e oportunidades de construir uma carreira.
Em seu pedido, Delmasso ressalta a necessidade da retomada do Programa Bolsa Universitária com oferta de estágio, que atualmente é gerida pela Fundação de Apoio e Pesquisa, e desde 2010 está suspensa. “Precisamos dar condições de estudo e experiência profissional. O estudante ganha e o DF mais ainda com o profissional bem qualificado! ”
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quem tem diploma de curso superior pode receber até 3 vezes mais do que quem não tem esse nível de escolaridade. Isso demonstra que quem cursou uma faculdade tem um salário em média 219% maior e mais facilidade de ser contratado.
Infelizmente parte dos jovens que moram em cidades satélites, terminam o Ensino Médio, mas por questões financeiras não continuam a estudar. Eles são obrigados a escolher entre o trabalho para seu sustento ou os estudos. O ensino superior é uma chave para o combate ao desemprego, a formação de profissionais bem qualificados, pode mudar a realidade de uma região.
O parlamentar acredita na educação como meio de transformação! “Eu vejo jovens com um imenso potencial e sem condições de estudar e se formar. São sonhos que morrem pela falta de oportunidade, e nós podemos mudar essa realidade! ”