Blog do Ulhoa – A ideia da administração é usar a estrutura já existente da Casa da Cultura e complementar com o Centro de juventude, com uma maior oferta de cursos, levando capacitação profissional e técnica aos adolescentes e jovens, com idade entre 15 e 29 anos, e com isso a oportunidade do ingresso no mercado de trabalho.
A criação do espaço público da Casa da Cultura foi assegurada para aproximar a comunidade de ações culturais e esportivas. No local, são disponibilizadas aulas gratuitas de danças, artes marciais, xadrez, informática, oficinas e sala de leitura. A Casa da Cultura tem seis salas no térreo para oficinas de inclusão digital, danças, teatro, música, artes plásticas, leitura e uma sala grande para exposições de artes plásticas localizada no andar superior.
No prédio funciona também a parte administrativa da Gerência de Cultura. Na frente da Casa, foi concebido um espaço para receber eventos artísticos, como saraus e outras intervenções culturais.
A administradora do Guará, Luciane Quintana, lembrou que com a pandemia o meio digital se tornou muito importante. “Acreditamos que o projeto pavimente o caminho desse jovem até o mercado de trabalho. Nosso objetivo é ampliar as oportunidades para os nossos jovens e disponibilizar as ferramentas necessárias para isso, como por exemplo, cursos de informática. Estamos enfrentando uma pandemia e todos nós pudemos perceber a necessidade do meio online. Escolas tiveram que parar e esse recurso mostrou-se crucial. Disponibilizar o recurso perto de casa vai diminuir o abandono aos estudos”, destacou Quintana.
Já para iniciar a parceria com o Centro de Juventude no local, a Secretaria de Juventude do DF doou 15 computadores para administração regional com o objetivo de a comunidade ter acesso aos equipamentos com acesso à internet. A instalação das máquinas será feito agora no mês de outubro, com previsão de mais 10 computadores até o final do ano.
“A comunidade do Guará pode esperar que o atendimento é de excelência, principalmente para os jovens, com cursos na área de teatro, música, muay thai, culinária sustentável e cursos profissionalizantes”, lembrou o deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos).