Policiais civis recebem moções de louvor de Delmasso por atuação na pandemia

1314
Policiais civis recebem moções de louvor de Delmasso por atuação na pandemia
A proposta de que a CLDF deveria ter a competência legal para legislar sobre as forças de segurança do DF, foi um dos temas de destaque durante solenidade homenagem proposta pelo deputado Delmasso

A Câmara Legislativa homenageou os integrantes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) pelos serviços prestados à população durante a pandemia em sessão solene na manhã desta terça-feira (28), no plenário, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e YouTube. O autor da iniciativa, deputado Delmasso (Republicanos), destacou a dedicação e a capacidade profissional dos policiais. “As moções de louvor simbolizam o nosso reconhecimento a cada um de vocês”, afirmou. 

O parlamentar contextualizou os desafios impostos pela pandemia ao enfatizar o trabalho dos policiais que atuaram na linha de frente, “trabalhando no período mais crítico da nossa sociedade”.  
Para Delmasso, a CLDF deveria ter a competência legal para legislar sobre as forças de segurança do DF, e defendeu uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) com esse propósito.

Esta é uma das pautas que precisam ser debatidas e essa homenagem é o ponto de partida dessa discussão, considerou o chefe de gabinete da delegacia-geral da PCDF, José Werik Carvalho. Ele salientou a importância da homenagem da CDLF à instituição em contraponto às críticas e ao sentimento de indiferença, e lembrou as adversidades enfrentadas durante a pandemia e a excelência dos serviços prestados pela PCDF.

Trabalho ininterrupto

Diversos representantes do órgão agradeceram o reconhecimento da Casa. Segundo o diretor da Polícia Técnica da PCDF, Raimundo Melo, trata-se de uma “justíssima” homenagem aos policiais civis que entregaram resultados, cumpriram seu dever, respondendo ao chamamento da sociedade. Do mesmo modo, o diretor da Polícia Especializada, Victor Dan Alves, pontuou que, mesmo diante do cenário da pandemia, o órgão não parou, com recorde de seis mil operações, ao observar que “se o criminoso pensou que ficaria impune por causa da pandemia, ele errou”. 

Concordou com esta posição o diretor da Circunscricional da PCDF, Vicente Costa Neto. “Não paramos, guarnecemos para possibilitar o atendimento ao público nas 31 delegacias abertas durante a pandemia”, frisou. Em uníssono, os diretores das Atividades Especiais, Guilherme Blank; de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação, Saulo Lopes; e da Escola Superior, Yury Fernandes, endossaram que a Polícia Civil trabalhou de modo ininterrupto.  

Por sua vez, o diretor de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, Leonardo Cardoso, lembrou as dificuldades do período, com muitos policiais adoentados. “A Polícia Civil demonstrou sua força e sua união”, disse. Ele também citou o atendimento aos pleitos da categoria, como o aumento do auxílio alimentação, o auxílio uniforme, o voluntariado e o plano de saúde, conquista esta celebrada também pelo diretor de Gestão de Pessoas da PCDF, Fernando César. 

Do Ministério da Defesa, o coronel Claudio Souza enalteceu o esforço da policlínica da PCDF durante o período da pandemia. “O DF tem a melhor polícia civil do País”, opinou.

Durante a solenidade, os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao policial civil Natair Melo, que faleceu no último dia 24, e, ao término do evento, o deputado Delmasso entregou moções de louvor a policiais civis. 


Com informações Franci Moraes – Agência CLDF